domingo, 23 de março de 2014

não há luz no fim do túnel

foto: internet

e quando menos se deseja, já no trilho que em muitos quilômetros viu-se criar paisagens e outros sonhos e tantos sóis, e bem ali, já depois de ter entrado no túnel, circulado montanhas, despenhadeiros, cinzas traiçoeiros das névoas, ali, dentro do túnel, imenso, neste vagão apertado dos limites e circusntâncias, dentro daquela escuridão descobri que não há luz no fim...


   que a vida passou a ser um túnel frio comprido longo e dolorido de ser percorrido
       que me acostumei com as trevas e ressônancias dos trilhos batendo nas paredes de pedra
                     que a vida segue por baixo dos caminhos asfaltados de outra jornada, 
         que o nome da bruxa se fantasia de imaculada, que é aparecida
                       que a vida é subterrânea
                                              que o amor é escuro
               que o amor vagueia sem perguntar se pode, se convém
                                          que o amor gosta de não saber e não se interessa por direito
que a solidão é um contrato de dois estranhos e o que maquinista não olha pra trás
                                 que o túnel é você
                                                                 que o amor somos nós
                                  que o maquinista não sou eu
                                                                          e nem sei onde estou
só me sinto quando há o escuro da noite, mesmo que seja ao meio-dia
que o sonho acaba quando o você sabia e não quis ver aparece batendo na cara
                                                    que eu disse e você não prestou atenção
                           que a condição de túnel sou eu
 que o trilho não é você
                                            e que o contrato começa quando a luz aparece
e que é só o som que vale, que ecoa, que bate nas paredes frias do não possível
                          e que nunca haverá luz para os olhos cansados do ver
       para o coração cansado do nunca ter
                                                          e não haverá luz quando o dia amanhecer
                 e que sempre haverá vida se o infinito túnel permitir.
                           são os apitos do maquinista a me fazer acordar.
e sentir que ainda assim é o vagão apertado do tempo dentro do túnel infinito que me faz querer continuar dentro dele.
                                 e que a luz sou só eu a querer iluminar.

Um comentário:

  1. Ainda bem que houve luz no fim do poema,cheguei a pensar que o trem descarrilaria dentro do túnel:

    "...são os apitos do maquinista a me fazer acordar.
    e sentir que ainda assim é o vagão apertado do tempo dentro do túnel infinito que me faz querer continuar dentro dele.
    e que a luz sou só eu a querer iluminar."

    Sinésio Dioliveira

    ResponderExcluir